Relatórios de automação de marketing – quais métricas ajudam a medir seu sucesso?

Para ter sucesso no trabalho, um profissional de marketing precisa de dados. Compreender as métricas de suas ações de marketing permite maximizar sua eficácia. Então, vamos dar uma olhada nas análises que uma boa solução de automação de marketing deve fornecer a você.

Principais grupos de relatórios em plataformas de automação de marketing

As análises de marketing disponíveis em sua plataforma de automação de marketing devem ser divididas em dois grupos básicos: relatórios em tempo real, que são constantemente atualizados (por exemplo, a última mensagem enviada aos seus clientes) e relatórios de resumo, que estão disponíveis após um evento (por exemplo, estatísticas de entrega de mensagens ou bounces).

Os dados de marketing em tempo real são importantes para decisões rápidas e ajustes nos esforços atuais de automação de marketing. Os dados históricos, por outro lado, permitem que os profissionais de marketing avaliem seu desempenho geral e tomem decisões estratégicas de longo prazo.

Tipos de relatórios – Plataformas de automação de marketing disponíveis

Todas as métricas coletadas pela solução de automação de marketing que você está usando são apresentadas em categorias separadas, que combinam estatísticas de marketing por canal usado ou por reação do cliente. São mensagens de e-mail / relatórios de resumo, mensagens SMS / MMS / relatórios de resumo, mensagens push / relatórios de resumo, relatórios de devolução, relatórios de reclamações, relatórios de cancelamento de assinatura e assim por diante.

Dependendo do fornecedor do software de automação de marketing, você também deve ter acesso a análises mais avançadas, como relatórios de teste de divisão, relatórios SNDS da Microsoft, relatórios da Signal Spam, relatórios de mídia social, relatórios de fluxo de trabalho, etc.

Ao escolher sua solução de automação de marketing, certifique-se de que ela oferece tantos tipos de relatórios quanto possível. De modo geral, é melhor ter muitos dados do que poucos.

Como seus relatórios de automação de marketing podem ser personalizados

Para a maioria dos relatórios de automação de marketing, é possível estreitar o intervalo de tempo, limitar seu escopo e personalizar seus critérios de agrupamento. Ele permite que você extraia as informações necessárias com mais eficiência.

Você pode visualizar seus relatórios de, por exemplo, hoje, últimos 7 dias, últimos 30 dias, ano atual, intervalo de datas, data específica, etc. O escopo do seu relatório pode ser apresentado no modo padrão, sem filtragem de dados, ou reduzido a uma lista de contatos / domínio / tipo de mensagem / endereço IP / segmento / otimização de tempo de envio, etc.

Todos os dados em seu relatório devem ser facilmente baixados em um arquivo * .csv ou * .xlsx para análise posterior ou uso em ferramentas externas.

Conclusão

Enquanto estiver em busca do melhor software de automação de marketing para o seu negócio de comércio eletrônico, certifique-se de que ele oferece um módulo de relatório robusto. Isso permitirá que você ajuste seus esforços de marketing e tome decisões informadas, o que, por sua vez, tornará sua estratégia de automação de marketing muito mais bem-sucedida.

Written by
Jarek Wasielewski
Digital Content Specialist at ExpertSender
After work: local historian. Double bass enthusiast.
 
 
 
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