6 maneiras de aumentar as vendas em seu e-commerce

Em sua busca de maneiras de aumentar as vendas e a retenção de clientes, os gerentes de e-commerce às vezes se viram do avesso. Mas não é necessário fazer isso. Em vez de adivinhar o que o cliente pode precisar, comece a ouvi-lo. Sem ouvir, seus clientes vazarão de sua loja como água em um balde furado.

Quando você olha para o que os clientes realmente desejam – como nós fizemos – as conclusões irão surpreendê-lo.

1. Aproveite a atenção do cliente enquanto eles refletem sobre a compra

Nossa pesquisa mostra que mais de 70% dos clientes passam até 2 horas procurando um produto, encontrando informações adicionais sobre ele e comparando-o com outros produtos (e isso inclui a leitura das opiniões deixadas por outros compradores). Outros 10% passam até 5 horas dessa forma! Isso significa que 4 em cada 5 compradores leem cuidadosamente as descrições dos itens em sua loja online antes de tomar uma decisão de compra.

Como você pode usar esse conhecimento a seu favor? Duas a cinco horas é muito tempo – você pode usá-lo de forma que o usuário acabe comprando o artigo de você. Em primeiro lugar: certifique-se de ter dados do produto claros, precisos e abrangentes para que os clientes não precisem mais procurá-los em outros sites. Em segundo lugar: criar conteúdo especializado que permitirá aos compradores entender melhor um determinado setor. Isso pode ser na forma de comparações de produtos, guias em PDF ou dicas de blog que os ajudarão a tomar uma decisão informada de comprar este produto e não outro. Terceiro: certifique-se de que seus clientes deixem opiniões sobre os produtos e sobre o próprio processo de compra. Incentive-os a fazer isso mesmo com um pequeno código de desconto na próxima compra. Esse investimento certamente valerá a pena – uma opinião positiva não tem preço, pois é muito mais rara. Afinal, os clientes estão muito mais dispostos – e, na verdade, não precisam de incentivos adicionais! – para deixar opiniões negativas online.

2. Facilite o processo de compra e garanta um atendimento ao cliente eficiente

Os clientes gostam de fazer compras em lojas que lhes proporcionem uma boa experiência. Todos nós tendemos a voltar às lojas online com uma experiência do usuário e um caminho de compras intuitivos – elementos que tornaram nossa compra anterior fácil, não difícil. Há muitos potenciais para competir em um nível diferente do preço – afinal, você precisa proteger sua margem.

Claro, quando questionados sobre o que os faz decidir comprar em uma determinada loja online, os clientes geralmente respondem: “preço atraente”, mas eles também dão outras razões: entrega gratuita, métodos convenientes de pagamento e entrega, política de devolução amigável ao cliente.

Portanto, antes de mais nada: certifique-se de ter uma UVP (Unique Value Proposition) atrativa – pode ser uma entrega gratuita. Segundo: faça os compradores se sentirem seguros – proteja a loja com um certificado, compartilhe apenas métodos de pagamento conhecidos e comprovados. Terceiro: desenvolva uma política eficiente de devolução e tratamento de reclamações. Quarto: conforme mencionado antes, reúna o feedback dos clientes e gerencie o processo de aquisição desses feedbacks.

3. Concentre-se mais no M-Commerce

Você sabia que cada vez mais transações online vêm de dispositivos móveis?

Isso também acontece na sua loja? Você mede e analisa? E esse conhecimento influencia suas decisões sobre as soluções utilizadas em se e-commerce?

Para gerar mais tráfego de dispositivos móveis, seus anúncios de mídia social e Google Ads devem levar o celular em consideração. Sua loja não deve apenas ser responsiva, mas também permitir um processo de compra tranquilo em um smartphone. Deve ser tão conveniente fazer compras em seu e-commerce quanto em um desktop. Além disso, não se esqueça de que o celular também inclui… e-mail e SMS. Cada proprietário de smartphone possui uma caixa de mensagens instalada, e a taxa de abertura de SMS chega a 100%! Isso nos leva ao próximo ponto…

4. Comunique-se com o cliente principalmente por e-mail e SMS

As lojas e marcas online investem em mídias sociais, enquanto os clientes desejam conversar por e-mail e SMS tradicionais.

Não é este o seu caso? Você não está correndo atrás do rebanho, simplesmente porque todo mundo ‘se tornou social’? Verifique que porcentagem de seus clientes chega até você das mídias sociais e verifique suas suposições.

Lembre-se de que os detalhes de contato por e-mail e SMS sempre podem ser úteis para a comunicação direta com os consumidores. E se você já usa esses dois canais, verifique sua eficácia regularmente.

5. Cuide da comunicação pós-compra

Seus clientes desejam que você se comunique com eles antes e depois da compra.

Claro, você não deve enviar uma confirmação a cada etapa do pedido, mas deve enviar aos seus clientes uma mensagem tranquilizadora nos momentos-chave. Quais são esses momentos? Em primeiro lugar: confirmação do cumprimento da encomenda, ou seja, envio de encomendas. Segundo: notificação de aceitação da devolução/reclamação. Terceiro: informações sobre quaisquer atrasos. Em cada um desses casos, vale a pena enviar um SMS. Lembre-se de que se seus clientes ligam para o atendimento ao cliente com perguntas sobre o status do pedido, isso significa que você está fazendo algo errado. Portanto, corrija o mais rápido possível.

6. Use o potencial de (re) marketing

As melhores lojas online não permitem que os clientes as esqueçam. Uma das formas mais subestimadas de retenção de clientes é celebrar aniversários com eles. A maioria dos seus clientes gostaria de receber essas mensagens de aniversário com desconto, por e-mail ou SMS.

Mas e se você não souber a data de nascimento? Use a data da primeira compra ou a data de adesão ao seu programa de fidelidade!

Em vez de um resumo

Então, como você pode ver, você não precisa inventar truques malucos para aumentar as vendas e a retenção em sua loja online. Tudo o que você precisa fazer é fechar os 6 buracos acima, pelos quais seus clientes vazam para a concorrência. Boa sorte!

O artigo original (em inglês) foi escrito em cooperação com Marek Oczkowski,, Gerente de parcerias na SMSAPI.

Written by
Jarek Wasielewski
Digital Content Specialist at ExpertSender
After work: local historian. Double bass enthusiast.
 
 
 
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