Como escolher a melhor plataforma de automação de marketing multicanal

Se você já conhece os benefícios de usar uma plataforma de Automação de Marketing Multicanal em seu e-commerce, pode estar planejando introduzir uma em sua rotina. Mas como escolher a ferramenta perfeita? Que critérios você deve levar em consideração?

Aqui estão as quatro perguntas mais importantes para as quais você deve saber as respostas antes de escolher uma plataforma.

Qual é o seu budget?

Em primeiro lugar, estime quanto dinheiro sua empresa pode gastar em tal ferramenta. Com essas plataformas, os custos variam de acordo com o número de canais que você deseja usar, o tamanho de sua lista de assinantes e tráfego do site e quaisquer recursos extras que você pode usar (por exemplo, integração de aplicativos móveis, design criativo de e-mails).

Dependendo do fornecedor, você pode usar uma calculadora online ou contatá-los diretamente para obter um orçamento. Certifique-se de ter algumas estimativas diferentes para poder compará-las e escolher aquela que oferece o melhor valor pelo seu budget aprovado.

Não se esqueça dos outros custos que não estão relacionados à compra – como a mão de obra necessária para realizar isso, por exemplo. Quantas pessoas terão que estar envolvidas no processo de implementação do seu lado? O processo de implementação e integração é mais fácil e rápido com determinados fornecedores? Conheça os números e as estimativas de tempo para que você possa escolher uma ferramenta que não atrapalhe suas ações de marketing e aproveite todos os dados que você coleta sobre os visitantes e clientes do seu site.

Qual é a sua estratégia de longo prazo?

Operamos em um mercado centrado no cliente que valoriza a sua longa vida útil. É por isso que é realmente importante focar na retenção. Comunicar-se por meio de tantos canais possíveis é o caminho a seguir. Segmentar e entrar em contato com assinantes de várias maneiras aumenta as chances de eles fazerem uma compra e permanecerem leais.

Além disso, cada canal tem seu próprio poder especial.

O e-mail continua sendo o canal mais popular, pois pode ser aberto em qualquer dispositivo (e o número de acessos móveis está disparando hoje em dia) e é uma das formas de comunicação mais baratas. Além do mais, permite que você inclua significativamente mais conteúdo do que outros canais. Também é perfeito para melhorar a retenção de clientes. Por exemplo, ao enviar recomendações de produtos ou vouchers no aniversário de sua primeira compra, um cliente se sente imediatamente valorizado e lembrado.

Outra forma de aumentar a fidelidade dos clientes é usar o canal de Web Push. Permite direcionar os visitantes do seu site sem a necessidade de possuir dados específicos sobre eles. Pushes na web podem ser enviados a usuários anônimos na forma de recomendações de produtos, notificações de queda de preços ou até mesmo simples lembretes sobre produtos que viram recentemente.

Se você deseja aumentar a taxa de abertura de suas mensagens, inclua o canal SMS. Permite uma comunicação mais direta e segmentada com foco na conversão. Por exemplo, você pode enviar uma mensagem de texto para seus clientes desejando um feliz aniversário e incluir um código promocional ou informá-los sobre uma oferta especial.

Você pode escolher qualquer um dos canais, mas sua melhor opção é optar pela abordagem multicanal. Tendo isso em mente, você definitivamente vai querer comparar as diferenças entre as ofertas de cada um dos fornecedores antes de tomar sua decisão.

Como você deseja que sua comunicação seja baseada em dados?

Tendo um e-commerce, você coleta muitos dados – às vezes até sem saber. Todos os dias as pessoas veem produtos em seu site, fazem compras e há um padrão em seu comportamento. Essa enorme quantidade de dados pode ajudá-lo a melhorar a experiência do cliente, mas para fazer isso, você precisará de uma solução que possa ajudá-lo a organizar as informações, interpretá-las e agir imediatamente.

As melhores plataformas de automação de marketing multicanal existentes terão recursos robustos para realmente aproveitar ao máximo os dados. Eles permitirão que você crie segmentação e campanhas de marketing correspondentes, como no exemplo abaixo:

Graças à segmentação avançada e dinâmica, você pode especificar quais mensagens devem ser enviadas para quais usuários e em que horas. Quanto mais opções de segmentação você tiver, mais comunicação personalizada poderá criar. Isso ajuda muito a aumentar as vendas e construir a retenção de clientes! Portanto, certifique-se de que a solução que você escolher será capaz de usar todos os dados que você coletou para direcionar e envolver até mesmo os segmentos restritos de seu público.

Qual é seu nível de conhecimento em TI?

As plataformas multicanais geralmente têm uma grande variedade de opções para escolher. Se você tem pouca experiência com ferramentas como essas, as chances de se perder ou não aproveitar ao máximo uma plataforma são altas. Além disso, o processo de migração de dados ou introdução dos dados no sistema (quando você já usou uma solução semelhante e deseja mudar o provedor) pode não ser tão óbvio.

É por isso que você precisará de suporte útil. Ao decidir sobre o fornecedor, preste atenção se a equipe de Customer Experience e Customer Success é ágil e prestativa.

Tente obter respostas para estas perguntas:

  • Eles irão orientá-lo e ajudá-lo ativamente no processo geral de implementação?
  • Quanto tempo eles levarão para preparar os dados?
  • Eles te ajudarão a aproveitar ao máximo a plataforma após a implementação?

Verifique se eles oferecem segmentações pré-preparadas ou fluxos de trabalho de automação de marketing para os clientes que você pode usar imediatamente. Peça uma demonstração gratuita para ver como funciona. Lembre-se de que ter a ferramenta é uma coisa, mas saber como usá-la é outra.

Conclusão

Compare diferentes plataformas e seus recursos em relação ao seu objetivo. Você quer melhorar a fidelidade de seus clientes? Ou talvez você queira aumentar o AOV?

Além dos aspectos técnicos e da estratégia, não se esqueça de que sem uma equipe prestativa de suporte ao cliente que ajuda durante o processo de integração e ensina sobre as possibilidades do produto, será difícil aproveitar seus dados e os recursos do sistema. Além disso, certifique-se de que o tempo que leva o processo de implementação não interrompa suas atividades de marketing planejadas.

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Written by
Jarek Wasielewski
Digital Content Specialist at ExpertSender
After work: local historian. Double bass enthusiast.
 
 
 
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