Como usar GIFs em e-mails?

Quer aumentar a taxa de cliques e o engajamento geral dos seus e-mails? Ou está procurando maneiras de destacar seu CTA ou chamar mais atenção para qualquer outra parte da sua newsletter? Imagens GIF animadas podem ajudá-lo com todos os itens acima.

Por que os GIFs são tão eficazes?

Nosso cérebro precisa de estímulos e os melhores são … os que se movem! E-mail é o tipo de mensagem mais popular, então, dado o número que você recebe todos os dias, é compreensível que você esteja olhando apenas os mais atraentes. Quando você começar a rolar e ver um GIF (uau, ele se move!), goste ou não, você prestará atenção nessa essa parte!

Como criar uma imagem GIF

Existem muitos serviços online que fazem isso, por exemplo, Ezgif ou Giphy. Eles também permitem que você otimize seu arquivo GIF, recorte-o, reduza a resolução ou o número de quadros por segundo. Se você não tiver certeza de como fazer isso, execute um otimizador automático, que pode degradar um pouco a qualidade da imagem GIF, mas reduzirá bastante o tamanho original. O tamanho ideal para um GIF é menos de 5 MB, mas tente torná-lo o menor possível. Quanto menor for o tamanho, mais rápido ele carregará.

Outra maneira de converter vídeos em GIF é usar o software de edição Adobe Premiere ou Adobe Photoshop.

Você também pode criar GIFs de várias fotos usando serviços como Gifius ou Toolson.

É claro que você pode baixar GIFs já prontos da Internet, mas certifique-se de que eles possam ser usados ​​para fins comerciais.

Coisas para lembrar

A maioria das versões do MS Outlook não oferece suporte a GIFs animados, exceto para a edição 2019. Portanto, se o destinatário usar uma versão mais antiga, ele verá apenas o primeiro quadro – uma imagem estática.

Para se certificar de que todos os destinatários verão as informações principais, independentemente da versão do aplicativo de e-mail que usem, soletre todos os detalhes necessários – como CTA, código de desconto – no primeiro quadro de seu arquivo GIF animado.

Lembre-se de que uma animação deve ter um propósito claro – pode ilustrar uma parte do texto ou fornecer um relevo cômico. No entanto, se ele realmente não servir a nenhum propósito ou for usado com frequência, não o use ou você correrá o risco de ter um efeito oposto ao pretendido no leitor.

Alguns exemplos

Vamos dar uma olhada em alguns bons exemplos de GIFs animados para aprender como aproveitar ao máximo um e-mail animado.

A Netflix costuma incluir GIFs em seus boletins informativos para promover estreias e resenhas de séries e filmes. Cada vez que você abre uma mensagem deles, você simplesmente não pode esperar para ver o que eles prepararam desta vez.

Para se destacar da multidão durante a Black Friday, e-commerces usam animações para chamar a atenção dos clientes sobre um desconto:

Tentando aumentar a retenção de clientes enviando desejos de aniversário? Aqui está um exemplo cativante da Pizza Hut:

E que tal comemorar o aniversário da sua empresa? Veja como a Nike abordou isso:

Resumindo, muitas empresas que representam vários setores usam GIFs animados por um bom motivo: para chamar sua atenção.

Dá pra resistir? 😊

Written by
Alyne Pessoa
Marketing Analyst
 
 
 
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