SXO: Mais uma Buzzword ou um verdadeiro Game Changer?

Se você gosta de marketing, provavelmente já ouviu falar do SXO, um híbrido de SEO e UX. Como qualquer híbrido, também este pode parecer estranho: dá mesmo para combinar pizza com abacaxi ou linguiça com cheesecake? O SXO é apenas mais uma palavra da moda que logo será esquecida ou há realmente algo mais nisso? Continue lendo para descobrir!

O que é SXO?

SXO – abreviação de Search eXperience Optimization – é uma combinação de atividades de SEO (ou seja, trazer tráfego) com otimização de UX (ou seja, melhorar a experiência do usuário) no site/na loja online. O SXO visa simplificar todos os elementos voltados para o usuário para uma experiência conveniente e eficaz, resultando em uma compra (repetida). Resumindo: o SXO trata de endireitar o caminho que leva do mecanismo de busca através do e-commerce até a compra.

Como o SXO melhora a conversão?

Como todos sabemos, existe uma correlação entre a experiência do cliente e o nível de vendas em uma loja online. No entanto, a experiência do cliente começa muito mais cedo do que você pensa – começa tão cedo quanto usar o mecanismo de pesquisa. Os clientes tem suas primeiras impressões sobre a loja virtual ou um produto específico conhecendo os resultados de sua pesquisa no Google. E estes são influenciados por elementos que você é capaz de controlar.

Antes de tudo: certifique-se de que alguns de seus produtos apareçam em um bloco especial na parte superior da página de resultados de pesquisa, acima dos links orgânicos, na chamada posição zero. Essa distinção traz um tráfego enorme – se você conseguir chegar lá, direcionará muito mais clientes em potencial para sua loja online.

Segundo: adicione recursos de produtos específicos aos cabeçalhos de suas páginas de produtos (por exemplo, tipo de material, dimensões, cor) para que eles apareçam nos resultados da pesquisa para frases específicas e restritas e se destaquem de outros resultados.

Terceiro: cuide dos principais elementos vitais da web, ou seja, três métricas que comprovam a facilidade de uso do site. Elas são: a velocidade de carregamento da página, o tempo de reação do navegador ao comportamento adicional do cliente (por exemplo, cliques) e o nível de estabilidade do conteúdo durante o carregamento no navegador.

Não se esqueça de um site amigável para UX

Depois de atrair tráfego para seu site usando as técnicas descritas acima, não o desperdice por causa de um UX ruim. Atente-se aos princípios básicos do design UX para uma loja online:

  1. Mostrar o status do sistema – o usuário deve saber o que está acontecendo a qualquer momento, por exemplo, graças às mensagens apropriadas exibidas a ele.
  2. Mantenha a consistência entre o sistema e a realidade – certifique-se de que os dados exibidos (por exemplo, os níveis de estoque dos produtos que você vende) estejam sempre corretos.
  3. Dê ao usuário controle total – exiba as trilhas de navegação e ative a navegação para frente/para trás.
  4. Atenha-se aos padrões e seja consistente – use os mesmos símbolos, marcações e termos em toda a sua loja online.
  5. Prevenir a ocorrência de erros – eles podem não apenas prejudicar a experiência do cliente, mas também impedir que finalizem a transação.
  6. Não faça com que eles se lembrem de coisas – deixe o cliente sempre ver as principais informações à sua frente.
  7. Flexibilidade e eficiência – dê aos usuários uma escolha de como realizar atividades frequentes e repetitivas.
  8. Cuide da estética e mantenha-a simples – menos ainda é mais, nada mudou aqui.
  9. Fornecer tratamento de erros eficaz – use mensagens simples que indiquem o tipo de erro e como resolvê-lo.
  10. Cuide da seção de ajuda e documentação – se o cliente tiver alguma dúvida, deixe-o perguntar a alguém.

Ao otimizar sua loja online, lembre-se de que seus clientes verificam menos informações do que você pensa, confiam mais no acesso fácil e simplificam. Eles também reduzem o número de opções comparadas e usam menos dados no processo de tomada de decisão. Sua loja online deve levar tudo isso em consideração.

Comece hoje!

Agora que você sabe o que é o SXO e quais benefícios ele pode trazer para sua loja virtual, comece a implementá-lo.

Boa sorte! 🙂

O artigo original foi escrito em cooperação com Jacek Dziura, CMO da Grupa ICEA.

Written by
Jarek Wasielewski
Digital Content Specialist at ExpertSender
After work: local historian. Double bass enthusiast.
 
 
 
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