20 razões pelas quais a sua automação de marketing não funciona

Automação de marketing isso, automação de marketing aquilo… você continua ouvindo como é importante usar software de automação de marketing em lojas online para aumentar o engajamento e fidelidade do cliente. No entanto, depois de implementar essa solução em seu e-commerce, nenhum milagre aconteceu. Os números permaneceram exatamente onde estavam antes. Então, onde está o problema? É a ferramenta de automação de marketing que você está usando ou é outra coisa?

Hoje veremos os 20 problemas e frustrações mais comuns relacionados à automação de marketing em e-commerces e daremos sugestões sobre como lidar com eles. Aproveite!

As frustrações mais comuns de automação de marketing em e-commerces

Se você reunisse pessoas de várias empresas de e-commerce responsáveis pela automação de marketing e perguntasse quais problemas eles encontram em seus trabalhos diários, suas respostas poderiam ser divididas em várias categorias. Vamos dar uma olhada em cada uma delas e ver se podemos encontrar uma solução.

A implementação do software de automação de marketing é bloqueada por outros departamentos da empresa

A plataforma que você escolheu não trouxe nenhum resultado para sua loja online até agora, porque… ela ainda não foi implementada. Você está ansioso para começar, suas solicitações receberam sinal verde, mas quase não há progresso com a implementação, porque seus colegas de trabalho estão sendo difíceis. Aqui estão alguns exemplos:

1. ‘Meu COO diz que você não pode fazer isso.

Sim, às vezes o maior oponente à implementação de software de automação de marketing em um e-commerce é o principal tomador de decisões. Em alguns casos, é uma questão de personalidade inflexível, mas na maioria das vezes é baseada em suas experiências negativas anteriores com a implementação de ferramentas complexas em uma grande empresa, como a sua.

Para superar esse obstáculo, você terá que vir preparado. Peça a empresa que fornecerá a tecnologia informações sobre implementações anteriores, incluindo os recursos necessários para implementar a solução em empresas semelhantes à sua. Também é uma boa ideia preparar uma lista de dificuldades técnicas que podem ser esperadas, juntamente com maneiras comprovadas de superá-las.

Lembre-se de que os melhores fornecedores não te deixarão sozinho em tal situação, mas fornecerão argumentos substantivos e um bom suporte. Isso permitirá que você traga seu gerente ou COO para “o seu lado” e a implementação do software pode continuar.

2. ‘Nossa tecnologia está desatualizada e não conseguiremos.’

Acontece que uma empresa se perde – ou pega atalhos diariamente – e depois de algum tempo a tecnologia que usa é simplesmente muito fraca ou desatualizada para gerenciar novas soluções. Mesmo as marcas mais respeitadas às vezes caem nessa armadilha. Então, como você implementaria uma ferramenta de automação de marketing multicanal nessas condições?

Bom, o problema irá te alcançar mais cedo ou mais tarde, e se não for agora, você terá que lidar com ele em algum momento no futuro. Não é melhor cuidar de um problema mais rápido e começar a aproveitar o crescimento que virá do uso da automação de marketing? Ao mesmo tempo, você poderá evitar um desastre que pode surgir devido a dívidas tecnológicas “não pagas”.

3. ‘O departamento de segurança está preocupado.’

Algumas organizações têm uma área separada que é a única responsável pela segurança dos sistemas, dados e informações pessoais. Esse especialista está lá para questionar as medidas de segurança aplicadas a qualquer nova ferramenta que a empresa planeja implementar. Ele também levanta a questão do risco que sua empresa corre no caso de, por exemplo, um vazamento de dados confidenciais. Esse tipo de incidente pode custar caro, não apenas em termos de imagem, mas também em custos financeiros e jurídicos.

Os principais fornecedores de soluções de automação de marketing estão bem cientes disso, é por isso que estão prontos para fornecer todos os detalhes necessários sobre suas medidas de segurança, protocolos, certificados, e outros – tudo que torna suas ferramentas 100% seguras. Peça essas informações ao seu provedor – eles ficarão felizes em dar uma resposta abrangente para manter seus especialistas em segurança satisfeitos.

4. ‘Nossos advogados não facilitam meu trabalho.’

Em algumas empresas, os advogados são ainda mais difíceis do que os especialistas em segurança! Eles analisam seu contrato com seu provedor de automação de marketing muito meticulosamente, como se fosse um antigo documento babilônico, e questionam cada parágrafo. Por um lado, eles não querem “desistir” demais e, por outro, querem “pegar” o máximo possível.

Nós também entendemos isso. Novamente, existe uma solução para isso. Os melhores fornecedores de software de automação de marketing permitirão que você seja flexível com as cláusulas do contrato, porque eles entendem que, no final do dia, fechar um contrato é melhor do que não fechar nada!

Automação de marketing sabotada por um “cliente difícil”

Se você já lidou com os problemas acima e o software de automação de marketing foi implementado com sucesso em sua loja online, então sua primeira resposta à pergunta sobre vendas estagnadas e falta de fidelidade do cliente é provavelmente:

5. ‘É difícil para avançarmos com a nossa oferta, porque existe uma grande concorrência.’

O fato é que mais e mais lojas estão operando online – especialmente agora, no mundo pandêmico, com o comércio tradicional significativamente limitado ou mesmo totalmente fechado. Esse aumento da concorrência torna difícil atrair novos clientes. O que significa apenas que agora você tem que se esforçar mais.

Você aproveita ao máximo todos os leads de vendas em potencial? Pare de reclamar que não há novos compradores e concentre-se em não perder aqueles que estão ao seu alcance! Em primeiro lugar, concentre-se em direcionar os usuários para o funil de vendas que já visitaram sua loja online e estão ao seu alcance. Mas isso não é tudo. Você está investindo tempo e esforço em conteúdo não relacionado à venda? Você cria conteúdo que o mostra como um especialista no assunto, e não apenas um trader? Quero dizer, um blog especializado em e-commerce, newsletters especializadas, relatórios do setor com base em seus dados exclusivos, análises e conselhos profissionais de produtos – você tem muitas opções para escolher. Você pode permitir o acesso a parte desse conteúdo por meio de um formulário de cadastro, que te ajudará a coletar oportunidades de vendas valiosas.

6. ‘Os clientes compram na nossa loja online só uma vez.’

Sim, o velho problema da fidelidade do cliente. Todos os e-commerces lutam com isso, mas os melhores sabem como reconquistar muitos de seus clientes ocasionais.

Em primeiro lugar: sua automação de marketing é realmente baseada em dados? Você usa o conhecimento sobre o comportamento e as preferências de cada um de seus usuários e clientes para recomendar produtos de que eles precisam no momento em que podem precisar deles? Seus usuários e clientes estão devidamente segmentados em seu banco de dados? Você personaliza suas ofertas de acordo? Você tem métodos de trabalho para reconquistar clientes? Você criou seu próprio programa de fidelidade? Não? Agora você sabe o quanto há para ser feito. 🙂

7. ‘Os usuários abandonam muitos carrinhos de compras.’

Um carrinho abandonado é o pesadelo de todas as lojas online, nós sabemos disso! Todos os dias, os usuários adicionam produtos aos carrinhos de compras em massa e depois os abandonam em quantidade igualmente grande. Você não pode evitar. Mas você pode recuperar alguns desses carrinhos abandonados incentivando os usuários a concluírem a compra. Este é um dos principais benefícios do uso adequado de uma solução de automação de marketing multicanal.

Mas para que funcione, você precisa preparar um fluxo de trabalho de automação de comunicação apropriado e habilitá-lo para um segmento escolhido com precisão de seus usuários e clientes. O tempo de envio também é importante – não bombardeie com mensagens imediatamente após abandonar o carrinho, dê-lhes um ou dois dias para pensar sobre a compra. Use vários canais de comunicação, não apenas e-mail, pois algumas pessoas irão ignorar este canal, mas irão ler SMS, notificações push na web ou notificações móveis.

8. ‘Nossos clientes não respondem ao CTA em nossos e-mails.’

Sentimos muito por você, realmente sentimos… mas esteja ciente de que as pessoas não clicam no CTA em suas newsletters por vários motivos – não apenas porque simplesmente não querem. Pode ser que seus CTAs simplesmente sejam meio ruins.

Dê uma olhada crítica em suas mensagens de marketing, na CTA que você usa e responda honestamente: elas são sempre colocadas na melhor parte da mensagem? Eles se destacam do fundo ou se misturam a ele? Que linguagem você está usando? Os seus CTAs são encorajadores, em primeira pessoa (quero saber mais!) Ou são imperativos, na segunda pessoa (Saiba mais!)? E a pergunta mais importante: você sabe como comunicar aos seus destinatários os benefícios de clicar no CTA?

Seu e-commerce está sobrecarregado de dados

Os dados são uma categoria separada de problemas para qualquer empresa com e-commerce. Todo mundo sabe que a análise é importante. Mas como você faz isso direito? Não saber como responder a essa pergunta pode fazer com que sua automação de marketing não seja usada em todo o seu potencial. Vamos dar uma olhada nas dificuldades indicadas com mais frequência a esse respeito.

9. ‘Nossa análise é uma bagunça – coletamos muitos dados, mas não entendemos nada deles.’

Em sua loja online, você coleta dados sobre clientes, seus comportamentos e preferências de forma tão meticulosa que se esquece de que os dados coletados em diferentes sistemas devem ser correlacionados entre si. Como resultado, você não consegue ler nada útil neles.

A boa notícia é que existe uma maneira de corrigir isso. Você já ouviu falar de um único perfil de cliente? Não? Então desça quatro parágrafos. 😉

10. ‘Não tenho acesso aos dados em tempo real – ainda tenho que pedir relatórios gerados manualmente.’

Às vezes é ainda pior: os dados em sua loja online podem ser bem coletados, mas para ter acesso a eles, você precisa envolver toda uma máquina burocrática para que sejam exportados e enviados a você. Trabalho manual em tempo irreal!

Como resolver isso? O software de automação de marketing seu e-commerce deve fornecer uma ferramenta de relatório avançada com a qual você possa controlar facilmente. Pergunte à empresa cuja solução você pretende usar sobre este módulo – sem ela, sua ferramenta será um tigre desdentado.

11. ‘Minha segmentação de clientes é ruim’.

A segmentação de clientes é outro calcanhar de Aquiles nas lojas online. Normalmente, as empresas negligenciam esse assunto por muito tempo e quando finalmente acordam, há tantos contatos no banco de dados que é impossível saber em que segmento eles deveriam estar. Como resultado, o principal segmento da sua loja online é um segmento denominado “outro”, que do ponto de vista do aumento das vendas e da fidelização, é inútil.

Uma segmentação inteligente de contatos em seu banco de dados – com ênfase particular na segmentação de clientes de acordo com a metodologia RFM (abreviação de Recência, Frequência, Monetária) – é um tópico para um artigo separado.

Se você realmente não sabe como fazer isso, lembre-se de que seu provedor de serviços provavelmente oferece assistência profissional nesta área – desde o treinamento na construção e otimização de segmentos, passando pela assistência no design e gerenciamento contínuo de campanhas de marketing, até a execução completa da campanha ou seja, serviço completo de suas campanhas de marketing multicanal. Ao discutir os termos de cooperação futura, verifique com que ajuda avançada você pode contar!

12. ‘Não tenho um único perfil de cliente’.

…esta é a versão otimista. A versão pessimista é: nunca ouvi falar de algo assim! No entanto, ter e usar esse recurso em uma loja online torna-se uma necessidade. Então, vamos explicar o que é: seus clientes usam diferentes canais de comunicação e entram em contato com sua loja em diferentes lugares (site, ou seja, e-commerce, loja tradicional, aplicativo, mídia social, e-mail marketing, etc.). Perfis de cliente único permitem que você combine todos os dados comportamentais e transacionais dessas fontes entre si e construa, com base nisso, uma comunicação de marketing personalizada e eficaz.

Quais são os benefícios aqui? Em primeiro lugar, graças ao perfil de cliente único, você pode manter a consistência na comunicação e movimentar os clientes individuais com facilidade em seu funil de vendas. Por exemplo: um cliente comprou um casaco em uma loja física e usou um desconto em seu cartão de fidelidade. Você sabe pelo comportamento dele que ele ignora as mensagens recebidas por e-mail, mas sempre abre os push do celular. Graças ao perfil de cliente único, após essa compra, você pode enviar uma mensagem no aplicativo móvel com uma oferta especial para um produto adicional, por ex. um lenço ou um chapéu (isso é chamado de venda cruzada).

Você tem muitas possibilidades aqui. No entanto, o mais importante é se sua plataforma os oferece e se você sabe como usá-los.

13. ‘Tenho baixa entregabilidade’.

Você não sabe por quê, mas muitas das suas mensagens de marketing nunca chegam aos seus assinantes …

Muitos fatores afetam a capacidade de entrega. Alguns deles estão do lado do seu fornecedor de software de automação de marketing – os melhores garantem uma entregabilidade estável em um nível ligeiramente inferior a 99%. No entanto, a maioria dos fatores que aumentam a capacidade de entrega está do seu lado. Você conhece os critérios de spam dos principais provedores de e-mail (Google, Outlook, Yahoo, etc.) e segue suas recomendações? Você mantém suas listas de assinantes limpas? Você usa o controle de fluxo de mensagens? Caso contrário, peça ajuda ao seu provedor de serviços de automação de marketing.

14. ‘Temos muitos contatos em nosso banco de dados, mas sem consentimento para enviar comunicações de marketing’.

Bem, se você não semear, não colherá… Felizmente, ter um banco de dados de contatos sem consentimento explícito para receber comunicações de marketing não é o fim do mundo. Se você for inteligente, pode rapidamente compensar.

Como? Execute uma campanha de ativação separada, visualmente e de conteúdo atraente, para este segmento específico de seus contatos. Dê o seu melhor – seja conteúdo de alta qualidade ou uma oferta única – e incentive-os a agir, o que envolverá clicar no campo “Eu concordo …” que estava faltando. Simples! 😀

Automação de marketing para e-commerce vs seus recursos limitados

Às vezes, os problemas com a automação de marketing que você enfrenta resultam do próprio caráter de sua empresa – seu tamanho, natureza, modelo de negócios, etc. Os problemas mais comuns nesta área são os seguintes:

15. ‘Tenho um orçamento limitado para atividades de marketing’.

Entendemos que ninguém tem um orçamento perfeito e todos precisamos ser eficientes de alguma forma. Seus superiores estão observando seus gastos, para que você não possa gastar muito em campanhas de marketing. Até mesmo pagar pelo acesso à plataforma exigiu muita persuasão de sua parte… então, o que você pode fazer a respeito?

Embora a publicidade PPC esteja se tornando mais cara e menos eficaz, a eficiência do e-mail permanece a mesma e ainda é a maneira mais barata de alcançar os clientes. Portanto, no início, não execute campanhas em todos os canais de comunicação, ou seja, SMS, web push, celular, etc. Concentre-se apenas em campanhas automatizadas de e-mail marketing. Com o tempo, conforme você coleta dados sobre preferências e comportamentos do cliente, poderá incluir outros canais. E até então, seus resultados certamente farão o cofre da sua empresa se abrir. 😉

16. ‘Eu sei o que devo fazer, mas não tenho tempo para fazer.’

Você tem tanto pra fazer – como diz um velho ditado – que você corre com um carrinho de mão vazio, porque não há tempo para carregá-lo! Enquanto isso, ao trabalhar com uma ferramenta de automação de marketing, você precisa de um trabalho sistemático e metódico na configuração, criando fluxos de trabalho e otimizando ao longo do caminho. Mas como você pode assumir um compromisso quando fica principalmente apagando incêndios?

Então, eu digo mais uma vez: você não tem que fazer tudo sozinho. Os melhores provedores de serviços de automação de marketing dispensam seus clientes de um tedioso trabalho analítico ou estratégico. Ao delegar algumas das tarefas a especialistas externos, você otimizará rapidamente suas atividades, o que resultará em cada vez menos incêndios!

17. ‘Não temos tempo, recursos humanos, capacidade de produção…’

Na verdade, usar a automação de marketing é um trabalho de tempo integral – e nem sempre você pode pagar por isso em seu e-commerce. Então você faz isso de forma aleatória, inconsistente – e seus resultados refletem isso.

A solução é a mesma do ponto anterior: confiar algumas – ou mesmo todas – as suas tarefas a especialistas externos e desfrutar de uma melhoria gradual e constante dos seus resultados.

Automação de Marketing para e-commerce e… falta de habilidade

Esta é a categoria mais desafiadora, pois requer algumas autocríticas de você – e de outras pessoas em seu e-commerce. Gostamos de pensar que somos super habilidosos, mas muitas vezes simplesmente temos lacunas em nosso conhecimento e experiência, que afetam o resultado final de nossas ações – ou melhor, a falta delas. Vamos considerar algumas das dificuldades mais comuns a esse respeito.

18. ‘É difícil para mim mostrar que o que faço influencia os resultados’.

De alguma forma, você realmente não consegue ver a correlação entre suas ações e os resultados… Como se você não soubesse como usar a automação de marketing ou mesmo não fizesse nada!

O que nos leva ao próximo ponto, que é:

19. ‘Não sei o que fazer ou como fazer, mas não vou admitir!’

Bem, você gosta de ter um emprego – no final do dia suas contas e hipotecas não vão pagar por si mesmas, então você fica parado… você finge que está tudo bem, você desfoca a imagem o máximo que pode e reza para que seus gerentes não fazem perguntas, porque você simplesmente não sabe as respostas! A automação de marketing continua sendo a magia negra para você.

Bem, também existe uma solução para isso. Nunca é tarde para pedir ajuda, treinamento ou aperfeiçoamento. A sabedoria popular diz que aprendemos ao longo de nossas vidas – e isso continua sendo verdade. Como último recurso, você sempre pode terceirizar as atividades de marketing para especialistas externos, por exemplo, seu fornecedor de software de automação de marketing.

OK, mas e se você não simpatizar com nenhum dos problemas acima? Demos a você 20 opções e 20 vezes você respondeu ‘não’… E então?

Bom, há uma última opção:

Sua plataforma de automação de marketing para e-commerce é ruim!

Bem, se nenhuma das situações acima se aplica a você e o desempenho do seu e-commerce continua insatisfatório, então algo deve estar errado com a plataforma que você está usando. Falta algumas características importantes, está subdesenvolvida de alguma forma, etc. Não podemos dizer o que está faltando exatamente, só podemos dizer com empatia: acontece!

Seja qual for o problema, atualize para uma ferramenta melhor com um suporte ao cliente recomendado por grandes empresas para te ajudar a fazer o que você mesmo não pode fazer.

E qual plataforma é a melhor e oferece suporte especializado aos seus clientes? Bem, somos um pouco tendenciosos, mas dê uma olhada na ExpertSender.

Em primeiro lugar: garantimos a entrega de até 96,5% das mensagens enviadas em nome dos nossos clientes. Em segundo lugar: cada cliente pode se beneficiar de nosso suporte especializado cinco estrelas (veja os depoimentos de clientes satisfeitos em nosso site, LinkedIn e YouTube!). Aqui, você sempre fala com um ser humano, pois evitamos o sistema de call center a todo custo. Mediante solicitação, oferecemos até o sistema de execução de campanha que mencionamos anteriormente (ou seja, cobrimos toda a campanha, enquanto você está sentado, tomando seu café e olhando os relatórios). Terceiro: nossa automação de marketing multicanal é baseada nos dados que você coleta, que ajudamos a reunir em um único perfil de cliente para cada usuário e cliente. Como resultado, a aquisição e retenção de clientes torna-se muito mais fácil. 😉

Written by
Jarek Wasielewski
Digital Content Specialist at ExpertSender
After work: local historian. Double bass enthusiast.
 
 
 
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