Quanto custa o e-mail marketing?

Se você já se perguntou quanto cada clique ou lead pode custar em uma campanha comum de e-mail marketing, a resposta será sempre a mesma – depende. Muitos fatores contribuem para o custo final. No entanto, você não deve considerar o e-mail marketing como um custo, mas sim como um investimento.

Como acontece com qualquer outro investimento, espera-se que o e-mail marketing traga retorno. De acordo com a Smartinsights, o e-mail marketing tem um dos maiores retornos sobre o investimento (ROI) entre as estratégias de marketing populares e fica em 4300%, o que significa que traz $ 43 para cada dólar investido.

No relatório de rastreamento de e-mail do consumidor da Direct Marketing Association, o ROI médio para os entrevistados foi de £ 30,01 em 2016, com 49% dos profissionais de marketing B2C e 28% dos profissionais de marketing B2B relatando um ROI médio acima de £ 30.

O mesmo relatório mostra que 82% dos profissionais de marketing estão gastando entre 0% e 20% de seu orçamento de marketing em e-mails.

Fatores que afetam o custo do e-mail marketing

Ao planejar uma campanha de e-mail marketing, você não deve considerar apenas o custo do seu provedor de serviços de e-mail, mas também o custo do design gráfico, criação de conteúdo e gerenciamento de e-mail. O esforço de produção de cada e-mail individual pode variar muito, dependendo do setor em que você está, e também pode diferir entre campanhas individuais dentro de sua empresa. Alguns dos principais fatores que podem impactar o custo de um e-mail incluem:

1. A qualidade de sua lista de e-mail atual e assinantes

Se a sua lista de e-mail tiver muitos usuários inativos, você verá as taxas de abertura e cliques cair. Tome muito cuidado para criar um relacionamento adequado com seus assinantes atuais. Limpe sua lista de e-mail de usuários inativos mensalmente, isso permitirá que você gerencie melhor suas campanhas e ajudará a evitar que seus e-mails sejam marcados como spam. Os provedores de e-mail e filtros de spam veem as campanhas com altas taxas de rejeição como uma fonte potencial de spam e podem decidir não aceitar mais e-mails de remetentes com altas taxas de rejeição.

2. A complexidade do conceito e design do e-mail

Se você tem uma ideia original para sua campanha por e-mail que exige muito trabalho humano e inovação, pode esperar despesas maiores.

3. Tipos de e-mails

E-mails acionados e automatizados com código dinâmico custam menos do que e-mails personalizados para campanhas individuais.

4. O número de países e idiomas suportados por sua empresa

Administrar as operações de marketing de uma empresa multinacional pode ser caro, especialmente se requer suporte profissional, criação e gerenciamento de conteúdo em muitos idiomas e países diferentes.

5. Segmento da sua marca

O caráter do seu negócio, a competitividade da sua indústria, o tipo de produto e os hábitos do seu cliente podem impactar os recursos que você terá que usar na execução de suas campanhas de marketing. De acordo com um estudo da Direct Marketing Association, a maioria dos profissionais de marketing B2C espera um aumento nos custos, enquanto a maioria dos profissionais de marketing B2B espera que os custos permaneçam iguais.

Por que o e-mail marketing é mais econômico?

O e-mail marketing tem o maior alcance

O Facebook atualiza o feed de um usuário de forma que provavelmente exibirá sua postagem para apenas cerca de 2% dos seus seguidores.

47% dos profissionais de marketing afirmam que os e-mails com conteúdo exclusivo são os mais eficazes.

Quando se trata de e-mail, é importante notar que as pessoas esperam receber comunicações de marketing em suas caixas de entrada de e-mail. De acordo com um estudo da Marketer da Direct Marketing Association, os clientes dizem que desejam receber o seguinte por e-mail descontos, brindes, entrega gratuita e recompensas de fidelidade, mas: 47% dos profissionais de marketing afirmam que os e-mails com conteúdo exclusivo são os mais eficazes.

Você não precisa de recursos caros para começar

O envio de um e-mail individual custa apenas alguns centavos, pelo menos 10 vezes menos do que a mala direta.

Design automatizado

Criar um novo design para cada e-mail tem seus custos associados, mas também significa que, se você usar modelos com código dinâmico, poderá reduzir significativamente os custos de marketing por email.

Economizar tempo é economizar dinheiro

Se tempo é dinheiro, você economiza duas vezes com o e-mail marketing, pois ele também é eficaz em termos de tempo. Você pode automatizar a produção de todos os itens a seguir: design, conteúdo e gerenciamento de e-mail. Você pode usar o e-mail marketing baseado em gatilhos para enviar as mensagens automaticamente aos seus clientes quando eles abandonam um carrinho de compras ou não fazem login há algum tempo. Essa tecnologia economiza muito tempo e tende a gerar 4 vezes mais receita e 18 vezes mais lucros, de acordo com a Forrester Research.

Written by
Alyne Pessoa
Marketing Analyst
 
 
 
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