4 princípios básicos de Automação de Marketing para SMS no e-commerce

Você é responsável pela comunicação de marketing de uma loja online? Você está usando uma das plataformas de automação de marketing mais populares? Você inclui mensagens SMS nos canais de comunicação que utiliza? Se sim, isso é incrível! Mas você tem certeza de que está enviando mensagens SMS da maneira certa?

As principais lojas online atingem uma taxa de abertura de SMS de até 98%! Como isso é possível? As mensagens de texto são muito mais perceptíveis do que as mensagens recebidas por meio de qualquer outro canal de comunicação, mas seu sucesso depende muito do design habilidoso da comunicação SMS e de sua execução organizada.

Aqui estão 4 regras simples para te ajudar a criar campanhas de marketing SMS de sucesso.

1. Marketing por SMS não pode ser spam!

Isso deve ser óbvio para você, mas caso não seja, direi novamente: apenas envie mensagens de texto para seus assinantes se você realmente tiver algo importante para dizer. Importante significa que você está oferecendo um benefício real e exigindo ação da parte deles. Pode ser uma notificação para uma venda instantânea especial ou um código de desconto com um período de validade curto. Você também deve enviar no máximo 4 mensagens SMS por mês.

Ao usar este canal de comunicação com cautela e tratá-lo como sua arma especial, você fará com que seus destinatários esperem cada nova mensagem com entusiasmo! Eles associarão suas mensagens SMS a uma ocasião especial que eles não devem perder.

2. Envie mensagens SMS curtas e claras

Lembre-se de que você não está enviando a seus assinantes uma redação ou um história para ler. Esta é uma comunicação de marketing. Mantenha seus textos curtos, claros e diretos. Você tem apenas 160 caracteres, mas se puder fazer isso com menos caracteres, é ainda melhor. Seja espirituoso em sua comunicação, mas evite abreviações confusas, emoticons e MENSAGENS EM LETRAS MAIÚSCULAS. Além disso, evite vendas intrusivas – mantenha um diálogo e trate seus assinantes com respeito.

Você deve se lembrar de sempre especificar a data de expiração da oferta em sua mensagem também. Isso fará com que os usuários ajam imediatamente. Seus destinatários devem saber de quem receberam uma mensagem, por que a receberam, quais os benefícios que ela traz e como devem reagir a ela (clique em um link e vá até a loja, faça login no aplicativo, conclua uma transação interrompida, etc.) assim que verificarem o telefone.

Além disso, se você incluir um código promocional em sua SMS (o que é uma ideia muito boa!), Considere usar uma URL que remeta a sua marca. Além disso, esses links chamam a atenção dos destinatários, aumentando as chances de fazerem o que você deseja.

3. Envie mensagens SMS individuais

Ao criar campanhas de SMS, não vá pelo caminho mais fácil e envie uma mensagem em massa para todos os assinantes sem distinguir quem são e o que você sabe sobre eles. Você reuniu muitos dados sobre os gostos deles, não é? Portanto, use esse conhecimento para aumentar a eficácia de suas ações. Segmente os usuários de acordo com seus comportamentos comuns e prepare várias versões de suas comunicações – uma para cada um dos segmentos. Tente tratar cada usuário como um indivíduo sempre que possível. Mesmo se você estiver enviando mensagens em massa para milhares de contatos em seu banco de dados – use mensagens personalizadas, ou seja, aquelas baseadas nas preferências de compra e comportamento de assinantes específicos em sua loja online.

Você também pode surpreender clientes selecionados – especialmente os mais ativos, ou seja, aqueles que compram mais ou gastam mais em seu e-commcerce – enviando códigos promocionais individuais no aniversário ou no aniversário de sua primeira compra. Isso fará com que eles se sintam queridos e queiram comprar de sua marca ou loja por mais tempo. Não acredita que funciona? Um de nossos clientes, a marca polonesa MK Fresh, obteve um aumento de 67% no valor do pedido (OV), um aumento de 34% na taxa de cliques (CTR) e um aumento de 33% na taxa de conversão (CVR) graças ao envio códigos de desconto de clientes no aniversário de sua primeira compra!

4. O SMS marketing deve ser parte de um plano maior

Ao projetar a comunicação por SMS, lembre-se de que usar este canal sozinho não aumentará seus pedidos ou o valor médio dos pedidos, nem aumentará a fidelidade de seus clientes existentes. SMS é apenas um canal de marketing. Certifique-se de incluir outros canais em sua estratégia de marketing, como e-mail, celular e/ou notificações web push. Em última análise, é para a comunicação multicanal que as soluções de automação de marketing são utilizadas.

Cerque seus assinantes com comunicação de marketing multicanal consistente, construída com conteúdo personalizado que os manterá engajados com suas mensagens. Isso os fará querer continuar comprando de você.

Como é o seu marketing por SMS?

Se você usou a automação de marketing de forma limitada até agora, ou seja, enviou mensagens apenas por e-mail ou celular, agora deve estar claro por que você precisa incluir a comunicação por SMS neste processo. E se você já fez isso, certifique-se de seguir as regras acima.

Se você já usa a SMS com sucesso em sua comunicação de marketing multicanal, gostaríamos de saber: quais técnicas você já experimentou e quais deram mais certo? Conta pra gente!

Written by
Jarek Wasielewski
Digital Content Specialist at ExpertSender
After work: local historian. Double bass enthusiast.
 
 
 
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