E-mail marketing eficaz – métodos comprovados

O e-mail continua sendo o canal de comunicação mais eficaz e mais barato. No entanto, usá-lo para fins de marketing não é tão óbvio quanto pode parecer. Portanto, vale a pena seguir certas regras em vez de descobri-las sozinho por tentativa e erro. Este artigo explica como criar campanhas de marketing eficazes usando este canal.

Tipos de comunicação por email

Uma mensagem de e-mail é um conceito muito amplo porque cada mensagem é diferente. E os e-mails são diferentes porque podem servir a propósitos diferentes. Vejamos os tipos mais populares.

Newsletters

Um boletim informativo, mais conhecido como newsletter, é uma mensagem de e-mail enviada a um grupo específico de assinantes com uma frequência especificada. Ele contém informações atualizadas que são interessantes do ponto de vista deles. Em marketing, são mensagens periódicas sobre novos produtos e serviços oferecidos pela empresa remetente. Frequentemente, são acompanhados por um convite para a leitura de uma peça de conteúdo exclusivo preparada por uma determinada marca – um artigo de blog detalhado, um relatório, um e-book, um podcast.

Autoresponder

Uma resposta automática é uma mensagem de e-mail automática com conteúdo predefinido, que é um componente de uma campanha de marketing por e-mail. É enviado a um destinatário específico após atender a uma determinada condição, por exemplo, um comportamento de ativação. Autoresponders permitem automatizar ações selecionadas em uma campanha de email marketing, aumentando a impressão do assinante de ter uma conversa fluente com a marca.

Catálogos de Vendas

Este é um tipo de e-mail que visa apresentar determinados produtos a clientes em potencial. Isso é simplesmente uma mala direta de publicidade. Via de regra, essa mensagem apresenta os itens selecionados divididos em categorias, oferecendo uma seleção limitada, o que facilita a tomada de decisão de compra.

Emails Informativos

É uma espécie de newsletter criada para uso interno. Ele é enviado a funcionários, parceiros de negócios ou acionistas. Seu objetivo é informar sobre a situação atual da organização, seus planos, intenções ou mudanças esperadas. E-mails informativos são a ferramenta básica de relações públicas interna.

Emails transacionais

Essas mensagens são típicas de lojas online, marketplaces (por exemplo, Mercado Livre), etc. Elas geralmente estão relacionadas à transação que está sendo realizada, ou seja, elas confirmam a compra, recebimento do pagamento, preparação da remessa, etc. O conteúdo da transação a mensagem é altamente personalizada, dependendo da ação real realizada pelo destinatário, por exemplo, uma compra específica. Já o seu template é preparado com antecedência, e o envio é acionado automaticamente na ocorrência de um determinado evento.

Sistemas de email marketing – o que são?

Na prática, é impossível realizar atividades de marketing por e-mail “manualmente”, ou seja, sem uma ferramenta adequada para gerenciar esse processo. Envio de mensagens, por exemplo, de dentro do Outlook ou diretamente de, por exemplo, Gmail faria tanto sentido quanto cavar um poço com uma colher. Os sistemas de marketing por email são usados ​​para este tipo de envio automatizado.

São ferramentas de software como serviço (SaaS) que ajudam a projetar, executar e medir a eficácia das campanhas de marketing por e-mail. Eles permitem que você crie um modelo de mensagem profissional sem saber o código (o chamado editor visual), gerencie o banco de dados de contatos (incluindo contatos importados de outra fonte, por exemplo, um arquivo Excel), envie e-mails para milhares de destinatários de uma vez e visualizar estatísticas de entrega, o número de mensagens de aberturas e cliques em links.

Os sistemas de email marketing utilizam servidores de mailing confiáveis, oferecendo aos seus usuários suporte técnico constante. Seu preço depende principalmente do número de mensagens enviadas por mês ou do tamanho da base de contatos mantida na conta. É importante ressaltar que as ferramentas de marketing por e-mail podem ser integradas a outros aplicativos populares, por exemplo, mídia social, CRM, Google Analytics.

Campanhas de e-mail – como começar?

Para começar sua aventura com campanhas de email marketing, primeiro determine quem será o destinatário, ou seja, defina o grupo-alvo de suas atividades. Em seguida, pense em um propósito específico para suas campanhas de e-mail e escolha a forma que assumirão. Em seguida, comece a coletar os endereços de e-mail dos assinantes seguindo as sugestões abaixo.

Construindo uma Lista de Contatos Sólida para Email Marketing

A eficácia de suas atividades de marketing por e-mail depende diretamente da qualidade de sua lista de assinaturas. Portanto, não o negligencie e não tome atalhos. Comprar a lista de e-mails de outra pessoa não é apenas ilegal (GDPR), mas também simplesmente não trará resultados significativos. A regra é simples: você mesmo deve coletar assinantes para seu banco de dados de mala direta, entre pessoas potencialmente interessadas em seus produtos ou serviços.

Como você faz isso? Ofereça assinatura da lista de mala direta aos visitantes de sua loja online, ofereça acesso a conteúdo exclusivo e de qualidade (e-book, relatório, podcast etc.) em troca do preenchimento de um formulário simples. Você também pode fornecer um pequeno código de desconto para compras em sua loja online em troca de inserir seu endereço de e-mail. Informe sobre cada uma dessas ações em seus perfis de mídia social.

Além disso, lembre-se de limpar periodicamente sua lista de assinantes, ou seja, remover endereços que não respondem às suas correspondências, para que não reduzam desnecessariamente suas estatísticas (veja abaixo).

Segmentação de Clientes

As pessoas em seu banco de dados de correspondência são diferentes, então você não pode enviar todas as mesmas mensagens. Você precisa segmentar sua lista e preparar várias mensagens, separadas para cada segmento.

E o que é um segmento? É um grupo de destinatários que possui algumas características comuns, por exemplo, clientes que fizeram apenas uma compra ou são clientes regulares e gastam grandes quantias de dinheiro com você. Envie mensagens separadas para cada segmento que responda às suas necessidades específicas. Dessa forma, você aumentará a chance de que eles achem uma determinada comunicação mais interessante e, portanto, aumentará a probabilidade de eles abri-la, clicar nela e se beneficiar dela. Falando figurativamente, você vai atirar sem perder.

Personalização de mensagens

Tente fazer com que o destinatário do seu e-mail sinta que você está escrevendo diretamente para ele. Não, não quero dizer chamá-lo pelo primeiro nome – isso é óbvio e não impressiona mais ninguém. Use conteúdo dinâmico e inclua informações selecionadas com base em seu comportamento anterior. Podem ser, por exemplo, produtos visualizados ou comprados recentemente, uma categoria de produto de seu interesse ou uma oferta relacionada ao seu local de residência. Isso aumentará a eficácia de suas atividades de marketing por e-mail.

Correspondência do título com o conteúdo do email

Lembre-se de que o título da mensagem é uma propaganda de seu conteúdo. Se você vender mal o conteúdo, ninguém saberá, porque eles simplesmente não abrirão seu e-mail. Seja criativo e breve, mas não faça promessas que você não pode cumprir. Intrigue-os e incentive-os a abrir, mostre que vale a pena – mas não exagere. Prepare várias versões da linha de assunto e não tenha medo de testá-las (veja abaixo).

Call to action

Call to action (CTA) é o elemento-chave de sua mensagem de e-mail. Você o envia não para que os destinatários possam lê-lo, mas para que eles realizem uma ação específica – fazer uma compra ou pelo menos conhecer sua oferta. Portanto, lembre-se de sempre incluir um CTA em seus e-mails. Que seja um botão legível com o texto Comprar, quero saber mais, etc. e com redirecionamento para um local específico da sua loja online.

Teste de campanhas de email

Se você acha que sua mensagem tem um assunto bom e cativante – bem, pense novamente. É melhor você dar uma olhada. Prepare duas versões do tópico e faça um teste A/B simples: envie uma mensagem com a primeira versão do tópico para a metade de um determinado segmento, e a segunda versão para a segunda metade, e veja qual variante terá mais aberturas .

Você pode realizar testes semelhantes para diferentes conteúdos de mensagens com o mesmo assunto.

Análise de efeitos de campanha de e-mail

Depois de cuidar da sua lista de assinaturas e sua segmentação, bem como da personalização das mensagens e de um atraente call to action, a diversão não acaba. Você ainda precisa medir a eficácia das correspondências e sua otimização contínua. A quais indicadores-chave você precisa prestar atenção?

  • Taxa de abertura, que é a porcentagem de destinatários que abrem seus e-mails. Se for pequeno, significa que você tem um banco de dados de baixa qualidade, então as pessoas cadastradas nele não estão interessadas no seu produto ou serviço. Dedique algum esforço à criação de uma lista de contatos de alta qualidade.
  • Taxa de cliques, ou seja, a porcentagem de destinatários que clicam em links em seus e-mails. Se estiver baixo, trabalhe em sua chamada à ação, melhore sua atratividade e visibilidade.
  • Taxa de cancelamento de assinatura, ou seja, a porcentagem de destinatários que cancelam a assinatura de seu banco de dados depois de receber uma mensagem. Se for alto, então você tem assinantes aleatórios lá. Altere as configurações de assinatura de seu banco de dados para que uma confirmação de aceitação dupla seja necessária e pare temporariamente de dar códigos de desconto como um incentivo para se inscrever.

Além disso, verifique quais links são mais clicados e em que horas suas mensagens são mais abertas. Use essas informações para melhorar suas campanhas.

Para quem é o email marketing?

Para todos. O marketing por email tem sido usado com sucesso durante anos por praticamente todos os tipos de empresas.

ROI no email marketing

ROI significa retorno do investimento. É um índice de lucratividade que mede a eficácia de uma determinada atividade. O ROI pode ser expresso como uma porcentagem ou como um número.

No caso do marketing por e-mail, o ROI pode ser impressionante. Por exemplo, 4F, uma marca esportiva bem conhecida, obteve um retorno sobre o investimento 12 vezes maior, graças à automação de marketing por e-mail. Por outro lado, o portal Nocowanie.pl, graças à personalização das ofertas, obteve um CTR de até 60%!

Resumo

As regras de criação de listas de assinaturas e mensagens discutidas acima o ajudarão a criar campanhas eficazes de marketing por e-mail. Independentemente do que você enviar, você aumentará a chance de o destinatário abrir seus e-mails.

Written by
Jarek Wasielewski
Digital Content Specialist at ExpertSender
After work: local historian. Double bass enthusiast.
 
 
 
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