Como vender no e-commerce usando uma landing page?

Uma das ferramentas mais eficazes que ajudam a aumentar as vendas no e-commerce é a landing page. Vamos dar uma olhada nisso e ver quais recursos ele deve ter para ser eficaz.

O que é uma landing page?

Uma landing page, também conhecida como página de produto, é a primeira página que o cliente vê depois de interagir (ou seja, clicar) com um anúncio online (banner, newsletter, resultado de pesquisa do Google). Se você comparar um site ou loja online a um catálogo impresso, consistindo em muitas páginas e contendo muitas informações sobre toda a gama de produtos em uma determinada loja, a landing page seria um folheto separado de uma página. As informações apresentadas nela são muito condensadas e geralmente dizem respeito a uma oferta específica ou a um produto específico.

Ao contrário de um site tradicional, equipado com um menu extenso e opções/distrações adicionais, uma landing page é projetada para transmitir uma mensagem simples e chamadas para uma ação única e estritamente definida – por exemplo, compra de um determinado produto. A mensagem é, portanto, limitada ao mínimo necessário, e as possibilidades do destinatário se limitam apenas a aproveitar a oportunidade ou fechar a página. A prática mostra que os clientes que não são bombardeados com uma infinidade de informações sobre um produto ficam menos estressados ​​com suas opções e, portanto, mais dispostos a tomar uma decisão de compra.

Como construir uma landing page eficaz?

A landing page mais básica consiste nos seguintes elementos:

Cabeçalho

Essa é a primeira coisa que os visitantes de sua landing page perceberão e lerão, portanto, o cabeçalho deve estar visível e falar diretamente sobre os benefícios associados à compra de um determinado produto. Aqui você deve comunicar o valor para o cliente e, assim, incentivá-lo a ler toda a landing page.

Conteúdo

Todos os detalhes necessários da oferta em forma de benefícios para o comprador, ou seja, como sua vida mudará com a compra do produto. Aqui nos referimos às suas necessidades emocionais, usando personas de marketing.

Ilustração

Em outras palavras: visualização do produto. Seu objetivo não é mostrar uma foto padrão do catálogo do produto, mas apresentá-lo em uso. Graças a isso, os clientes poderão imaginar como é ter um determinado produto – lembre-se que vendemos emoções!

Vídeo

As pessoas adoram assistir a vídeos, portanto, adicionar um vídeo à sua landing page para apresentar seu produto aumenta muito as chances de as pessoas clicarem em seu botão de call to action.

Call-to-action (CTA)

Deve ser simples e legível. Após clicar nele, o usuário vai para a página de finalização da transação (Compre agora!) Ou para o formulário (download). Ao preencher este(s) último(s), ele receberá um relatório por e-mail ou um link para a gravação de um vídeo de um webinar. Desta forma, vendemos produtos ou adquirimos leads (clientes potenciais), que eventualmente também iremos transformar em clientes.

Opcionalmente, você também pode adicionar:

Prova social

São declarações de pessoas que já utilizaram seu produto ou serviço e estão satisfeitas. É muito mais convincente do que uma mensagem de marketing típica. No caso de um e-commerce, são opiniões ou análises de produtos com pontuação. Também podemos colocar o logótipo dos clientes que beneficiaram da nossa oferta (em situações B2B).

Mais detalhes

Explicação adicional da oferta, necessária no caso de produtos ou serviços mais complexos.

Temporizador de contagem regressiva

Uma contagem regressiva do tempo restante até o final da oferta incentivará alguns destinatários a agirem – a pressão do tempo os motiva a tomar decisões mais rapidamente.

Coisas-chave para lembrar

Uma landing page deve ser mais curta. As pessoas relutam em rolar as páginas, então você precisa ajustar sua mensagem principal na primeira seção (tela). Você deve se lembrar de incluir os elementos-chave acima desta linha para incentivar os destinatários a continuar lendo e rolar a página de destino. No entanto, a quantidade de conteúdo na página de destino deve ser ajustada ao contexto da oferta e às informações de que os destinatários realmente precisam.

Torne sua landing page legível e atraente em todas as resoluções e dispositivos, especialmente em dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc).

Certifique-se de que seu site carregue rapidamente – paciência é uma palavra desconhecida na Internet! Metade dos clientes fechará sua landing page se ela não carregar em 2 (é sério!) segundos. O peso das imagens é especialmente importante – elas precisam ser compactadas para acelerar o carregamento da página.

Exemplos de landing page eficazes

Medindo a eficácia e otimização da landing page

Você deve medir a eficácia de suas landing pages em cada estágio do funil de marketing/vendas, ou seja, contar quantas pessoas entraram na landing page, clicaram no botão CTA e realmente se inscreveram por meio do formulário ou finalizaram a transação.

Esses números devem ser aprimorados por meio de testes A/B, ou seja, testes de diferentes versões de elementos individuais que o usuário vê e que podem afetar seu comportamento. Você pode testar diferentes versões de cabeçalho, ilustração, layout da página de destino, cores, conteúdo da frase de chamariz, etc.

Resumo

  • Usar uma landing page pode aumentar a eficácia de suas atividades de marketing e vendas.
  • Seus clientes não estão interessados ​​em seus produtos ou serviços, mas sim como suas vidas mudarão graças a eles.
  • Cuide dos aspectos técnicos de seu funil de vendas – ele deve funcionar de forma eficiente e você precisa chamar a atenção do cliente rapidamente.
  • Uma landing page não é uma loja, mas usá-la certamente aumentará o faturamento do seu e-commerce.
  • Teste diferentes versões dos elementos que compõem a landing page, otimize o conteúdo – e melhores seus resultados.

Boa sorte! 😊

O artigo original (em inglês) foi escrito em cooperação com Andrzej Bieda, CMO da Landingi.

Written by
Jarek Wasielewski
Digital Content Specialist at ExpertSender
After work: local historian. Double bass enthusiast.
 
 
 
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