Como funcionam as Blacklists local e global?

O que acontece quando um assinante deseja cancelar a assinatura de sua lista? Por que os motivos para cancelar a assinatura são tão importantes e como eles afetarão você? O que você deve fazer ao enviar um e-mail e receber uma notificação de que ‘caixa de correio não existe’? Continue lendo para descobrir!

Blacklists, ou listas negras, são listas de e-mail com endereços que devem ser excluídos do recebimento de e-mails em todos os momentos. Na ExpertSender, oferecemos dois tipos de blacklist – uma local e uma global. Quando um assinante marca um e-mail como SPAM, ele entra na blacklist local. Então, a partir desse momento, sempre que você tentar enviar um e-mail, ele não será enviado. Isso ajuda a evitar o erro de enviar e-mails acidentalmente para quem não os deseja. E todos nós sabemos como isso pode acabar… Você certamente não gostaria de prejudicar a sua reputação de remetente! 

Mas o que acontece quando você tenta acidentalmente adicionar de novo esse assinante à lista? Felizmente, o endereço será rejeitado de forma automática, então você não precisa se preocupar em supervisionar nada.

E se houver um erro e você precisar reativar o endereço de e-mail da blacklist? Basta acessar a aba Assinantes no menu lateral e prosseguir para Visualisar lista negra, onde poderá revogar o e-mail desejado. Clique no botão remover que está próximo ao endereço escolhido. Fácil!

Se por algum motivo você quiser adicionar um número maior de e-mails à blacklist, digite, cole-os lá ou importe os endereços específicos, domínios ou mesmo famílias inteiras de domínios para bloquear (lembre-se que o arquivo não pode ser maior que 30 MB)!

Lembre-se! Os assinantes que reclamarem do seus envios são adicionalmente marcados na plataforma como ‘Reclamante’.

Se você deseja adicionar novamente esse assinante à lista de distribuição, certifique-se de remover esse status. Como fazer isso? Basta acessar a guia Assinantes e a página Lista de descadastros. Faça a pesquisa nos tipos de cancelamento específicos e nos resultados, na coluna Opções, ao lado do endereço de e-mail que deseja revogar, clique no botão Remover status da reclamação.

E quanto às Blacklists globais (GCL)? O e-mail chega lá quando ocorre um erro grave, por exemplo, a caixa de correio não existe. Mas e se você tiver certeza de que o endereço está correto? Pode haver duas razões principais para isso acontecer:

  • O endereço não existia antes e outra empresa tentou enviar uma mensagem para lá antes de você via ExpertSender. Depois de algum tempo, o e-mail foi ativado, porém o erro grave ainda ocorre apesar disso.
  • Os endereços corporativos têm filtros de segurança rígidos e, muitas vezes, não há mecanismo que resolva uma situação quando um servidor está indisponível. Então, por causa dessa indisponibilidade, você pode receber uma informação de que a caixa de correio não existe, mesmo que seja culpa do servidor.

Infelizmente, você não poderá remover o endereço da GCL sozinho, pois essa opção está desativada por motivos de segurança. No entanto, seu Gerente de Conta (Account Manager) ficará mais do que feliz em ajudá-lo com isso. 😊 

Esperamos que você tenha aprendido mais sobre o propósito das blacklists locais e globais e como contorná-las! Se você tiver alguma dúvida, escreva-a na seção de comentários abaixo.

 
 
 
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