Como faço para criar uma newsletter eficaz?

O envio regular de newsletter por email para os assinantes de sua marca é uma prática padrão de marketing digital. No entanto, ainda existem aqueles que lutam para compreender o propósito de tal empreendimento ou não têm certeza de quais são as melhores práticas. Para ajudar, este artigo é para todos os profissionais de email marketing iniciantes e para aqueles que procuram aprender o básico. Aproveite!

O que é uma Newsletter?  

Uma newsletter é uma ferramenta utilizada pelas marcas para se comunicarem regularmente com seus assinantes, entregando um fluxo constante de informações em suas caixas de entrada de email. Essas mensagens geralmente contêm texto simples ou são criadas combinando o texto formatado com imagens. As newsletter geralmente contêm notícias e atualizações, com o objetivo de manter o público engajado com a marca e são projetados para orientá-los gentilmente a se tornar um cliente (por exemplo, comprar um produto ou assinar um serviço).

Para que as Newsletters são usadas?  

As marcas enviam newsletters por email para seus assinantes como parte de seus esforços de email marketing. O principal objetivo de uma campanha de newsletter é informar os assinantes sobre novos produtos, atualizações da empresa ou fornecer informações úteis relacionadas ao campo de especialização das marcas.

Ao mesmo tempo, essas mensagens têm vários outros propósitos:

Direcionar tráfego para um website 

O conteúdo educacional de uma newsletter pode ser vinculado a um artigo no site de uma marca – geralmente na forma de uma postagem de blog, base de conhecimento, FAQ, etc., onde os leitores podem se aprofundar no assunto.

Construção de Brand Awareness 

Compartilhar conteúdo exclusivo ou especializado com seu público cria expectativa e associa sua marca a um senso de autoridade. Em outras palavras, seus assinantes aprendem a procurá-lo para obter conhecimento especializado sobre o assunto – e um dia podem até gastar dinheiro com seu produto ou serviço real, tornando-se clientes!

Vender mais 

As newsletters não tentam vender produtos ou serviços em si, mas tendem a fazê-lo indiretamente, incentivando gentilmente os assinantes a efetuar a compra. Isso pode parecer o envio de estudos de caso ou instruções detalhadas que os leitores podem tratar como inspiração ou melhores práticas.

Aumentar sua cobertura

Newsletters geralmente contêm links para perfis de mídia social das marcas (LinkedIn, Facebook, Instagram etc.) – e os assinantes clicam neles para poder verificar uma marca diariamente – às vezes eles podem até compartilhar esses insights com um amigo. O importante aqui é certificar-se de que sua mídia social forneça aos seguidores um conteúdo novo que não seja replicado em nenhum outro lugar, então há um valor para eles se inscreverem.

Criar e apoiar um senso de comunidade

As empresas usam a newsletter que alimenta o interesse de seus clientes em potencial para criar um senso de comunidade entre eles. O acesso a uma comunicação que não é amplamente distribuída e requer um pouco de comprometimento cria a sensação de ser amigo de uma marca e participar de algo especial. As pessoas de conteúdo nunca subestimam essa vantagem adicional – pois às vezes isso resulta em transformar as pessoas em clientes fiéis!

Quando e com que frequência você deve enviar newsletters?  

No que diz respeito à frequência de suas newsletters, não há solução mágica. As melhores práticas variam – trata-se de encontrar o equilíbrio certo e não enviar muitos boletins informativos ao seu público, mas, ao mesmo tempo, não enviá-los muito raramente. Caso contrário, você corre o risco de irritar seus leitores ou fazê-los esquecer que assinaram seu boletim informativo.

Além disso, ao descobrir as melhores práticas para seu email marketing, tenha em mente o contexto de sua comunicação. As empresas geralmente enviam uma série de emails para contatos em seus bancos de dados: marketing, publicidade, transacional, gatilho, etc. Portanto, é uma boa ideia alinhar a frequência das newsletters ao calendário geral de email marketing para consistência. Como você consegue isso? Em seu formulário de assinatura de boletim informativo, pergunte aos assinantes quantas vezes eles gostariam de receber emails (por exemplo, uma vez por semana, uma vez por mês, etc.). Além disso, em cada newsletter induvidual que você enviar aos seus leitores, inclua um link para um centro de preferências de e-mail, onde eles podem alterar sua frequência preferida – caso mudem de ideia.

Como construir uma Newsletter?  

Aqui está uma estrutura típica de uma newsletter:  

Remetente

Seus assinantes precisam entender claramente quem os contata. É importante deixar isso claro desde o início – bem como usar o domínio da sua empresa para esse fim. Por exemplo: Lucas da MelhorMarca | lucas@melhormarca.com.br … Desta forma, é fácil para identificaro remetente e abrir o email. Ao mesmo tempo, enviar newsletters por email anonimamente ou de um endereço de e-mail registrado em @ gmail.com, @ yahoo.com ou @ hotmail.com em vez do domínio de sua empresa não é a melhor prática de email marketing e pode despertar desconfiança sobre seu intenções. Ele também pode solicitar que seus provedores de email marquem suas newsletters como SPAM.

Linha de assunto  

Uma boa linha de assunto é a chave para obter uma boa taxa de abertura. Não deve ser muito longa (os provedores de email mostram apenas um número limitado de caracteres, especialmente em dispositivos móveis), deve chamar a atenção do leitor, mas ao mesmo tempo deve estar relacionada ao conteúdo real da mensagem e não deve conter palavras que fazem afirmações exageradas, palavras usando apenas letras maiúsculas ou muitos pontos de exclamação. Caso contrário, suas newsletters podem ser marcadas como SPAM.

O conteúdo da Newsletter

Esta é a essência da sua newsletter – e como é uma newsletter e não uma oferta por email, certifique-se de que seu conteúdo seja informativo e útil. As newsletter devem fornecer valor educacional e construir a confiança dos assinantes em sua marca como uma autoridade no assunto. 

Deixe seu conteúdo claro e bem estruturado. Use parágrafos e marcadores. Separe os diferentes tópicos por cabeçalhos. Inclua links para recursos que ofereçam mais detalhes sobre o assunto (blog da empresa, base de conhecimento etc.) e apresente-os usando uma call-to-action e não-comercial. 

Imagens

Incluir imagens em suas newsletters é complicado. Por um lado, pode tornar suas mensagens mais atraentes, mas tem algumas desvantagens. Alguns clientes de email bloqueiam a exibição de imagens para proteger os usuários contra vírus. Como resultado, sua newsletter aparecerá em branco – e nem todas as suas mensagens serão enviadas. Portanto, ao trabalhar no design do seu boletim informativo, mantenha as imagens no mínimo e não coloque nenhuma informação importante sobre elas – aja como se elas não fossem visíveis para os assinantes.

Call to Action  

Mesmo que suas newsletters não tenham o objetivo de comunicação de vendas, elas ainda devem exigir uma ação do assinante. Isso pode ser lido em mais detalhes no blog da sua empresa ou em uma base de conhecimento. Portanto, certifique-se de que suas newsletters incluam uma call-to-action. Inclua botões com Leia mais, Saber mais, Ler o artigo completo, etc.

Rodapé com link para desinscrição 

Este é mais um requisito legal, mas trate-o como parte da sua política de privacidade – ou pelo menos uma boa prática. Sempre dê aos seus assinantes a opção de cancelar o recebimento de suas comunicações. Você não quer enviar mensagens para pessoas que não querem mais recebê-las, certo? Coloque um link para uma página onde eles podem cancelar a assinatura no rodapé de sua mensagem. É uma boa ideia colocá-lo nos modelos da newsletter, para que ele seja incluído automaticamente em cada mensagem que você enviar. E se você gostaria de saber por que seus leitores cancelam a assinatura, pergunte a eles sobre isso na página de desinscrição!

Exemplos de Newsletters

Existem ótimos exemplos de newsletters por email. Para te dar um pouco de inspiração, reunimos alguns deles abaixo:

Como enviar Newsletters?  

Não, você não usa seu provedor de email para enviar newsletters em massa ao seu público. Existem muitas ferramentas por aí que farão isso por você. Eles permitem que você crie e gerencie suas listas de assinantes e comunicação por email. As plataformas de email marketing possuem editores de email integrados (por exemplo, um editor de arrastar e soltar) que permitem que você escolha entre dezenas de blocos de conteúdo predefinidos: texto, imagens, botões call-to-action, vídeos etc. Ou você pode usar modelos de newsletters por email predefinidos que melhor atendem às suas necessidades. Alguns deles até oferecem automação que cuida da maioria dos esforços de email marketing para você.

O que procurar em um software de Newsletters?  

Quando estiver em busca do melhor software de automação de email, procure as seguintes características:

Usabilidade

A criação e o envio de newsletters devem ser intuitivos, portanto, certifique-se de testá-los antes de comprar. Uma ferramenta fácil de usar simplesmente economizará seu tempo e esforço em tarefas mais importantes – que é criar uma newsletters com um assunto atraente. 

Muitos modelos de newsletters para escolher  

Você não precisa inventar a roda, então vá para um fornecedor que te dê uma série de exemplos de newsletters prontos ou modelos de newsletters que você pode personalizar, usando, por exemplo, editores de arrastar e soltar para se adequar à sua mensagem em específico. Quanto mais ampla for a escolha, melhor.

Segmentação avançada  

Para uma comunicação de email marketing bem-sucedida, você precisa dividir seus assinantes em grupos menores que compartilham certas características, sejam elas demográficas ou comportamentais. Portanto, certifique-se de escolher um provedor que permite fazer uma segmentação avançada de seus contatos.  

Testes A/B

Para criar uma campanha de newsletter de sucesso, você precisa ser capaz de testar diferentes versões de uma mensagem e ver como está seu desempenho. Você deve testar as duas versões diferentes do texto, bem como os diferentes designs de newsletter. Portanto, um módulo de teste A/B é obrigatório.   

Acessibilidade

Uma ótima solução de newsletter não precisa custar uma fortuna. Ao procurar por uma, certifique-se de que o provedor oferece opções de preços flexíveis que também se adequam às empresas com orçamentos mais apertados.   

Newsletter vs Automação de Marketing  

Há uma grande diferença entre uma newsletter por email, email marketing e automação de marketing. Embora ambos usem email para interagir com seus leitores, o email marketing rastreia apenas as ações realizadas pelos destinatários de seus emails, enquanto a automação de marketing rastreia suas ações realizadas em todos os canais de comunicação. Além disso, o software de automação de marketing combina todos os dados sobre usuários específicos, permitindo que você acompanhe seu progresso ao longo da jornada do cliente.  

Colocando de outra forma: o email marketing é parte da automação de marketing e não o contrário. E a automação de marketing por si só permite um engajamento avançado com seus leitores: campanhas de marketing robustas que ajudam a nutrir leads, enviando alertas em tempo real e ofertas personalizadas.

Conclusão

Esperamos que agora você tenha uma imagem clara do que são as newsletters por email e do que eles podem fazer pelos seus esforços de marketing digital. Se você acha que está na hora de sua empresa implementá-lo em sua estratégia de comunicação, visite nosso site ou entre em contato conosco diretamente.

Written by
Alyne Pessoa
Marketing Analyst
 
 
 
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