Chatbot em automação de marketing – vale a pena investir nisso?

Automação de marketing multicanal – como o nome sugere – significa usar diferentes canais de comunicação ao mesmo tempo para chegar ao cliente. Normalmente, são e-mail (que, a propósito, continua sendo o canal mais barato e eficaz), mensagens SMS e notificações push na web. As lojas online que possuem seu próprio aplicativo também estão usando notificações push móveis. Alguns deles, no entanto, vão além e também empregam o chatbot.

Quais oportunidades e benefícios o uso deste canal traz? É lucrativo para as lojas online investir em seu próprio chat automatizado? Continue lendo para descobrir!

O que um chatbot permite na automação de marketing?

O recurso mais popular de um chatbot em uma loja online é a capacidade de predefinir respostas automáticas para consultas típicas de clientes. Na verdade, a prática mostra que a maioria deles são repetidos e muito previsíveis. Ao usar um chatbot, você reduzirá o tempo de espera por uma resposta, reduzindo assim o risco de o cliente perder o interesse em sua oferta e ir para outro lugar. Ao mesmo tempo, o chatbot dispensará seus funcionários de responder às perguntas mais triviais – eles poderão se concentrar nas necessidades mais complexas de seus clientes. Isso será facilitado adicionalmente pela opção de enfileiramento do cliente, que permite que você selecione aqueles que precisam de reação em primeiro lugar.

Outro recurso útil de um chatbot em uma loja online são os gatilhos, ou seja, mensagens enviadas a um usuário dependendo de seu comportamento. Eles permitem que você inicie uma conversa, por exemplo, sobre a política de devolução, quando um usuário clica em tal link no menu da sua loja online. Isso dá a impressão de estar falando com uma pessoa real e melhora a experiência geral do cliente.

A terceira principal característica dos chatbots para lojas online é seu próprio CMS para gerenciamento de comunicação automatizada, incluindo acesso a todo o histórico de uma conversa com um cliente específico. Usá-lo permitirá que você não perca nenhum detalhe e compreenda totalmente o contexto do problema de um usuário. Além disso, você também terá acesso a análises de tráfego completas, que coletam dados sobre o tempo de entrada do cliente no chat, tempo de saída, duração da conversa, etc. Graças a isso, você aprenderá como seus clientes em potencial se comportam para que você possa ajustar sua comunicação de acordo.

Quais são os benefícios de usar um chatbot na automação de marketing?

Há muitos benefícios em usar um chatbot em e-commerce. Aqui estão os três mais importantes:

  • Você coletará dados adicionais sobre o comportamento e as preferências de seus clientes em potencial, tornando mais fácil adquiri-los e mantê-los.
  • Você irá automatizar o caminho de compra dos clientes, aliviando significativamente o seu departamento comercial.
  • Você obterá um efeito de sinergia graças à combinação de atividades em diferentes canais – por exemplo, você pode enviar incentivos eficazes por push da web ou e-mail para um cliente reconhecido e engajado por um chatbot.

Em vez de um resumo…

Como você pode ver, a implementação de um chat em sua automação de marketing abre ricas oportunidades para adquirir e reter clientes. Lembre-se de que motivação dos clientes para fazer uma compra diminui com o tempo, portanto, quanto mais rápido você reagir à sua vinda e melhor usar sua atenção e comprometimento, melhor será a experiência de compra que você criará. E isso te ajudará a vender mais.

Written by
Jarek Wasielewski
Digital Content Specialist at ExpertSender
After work: local historian. Double bass enthusiast.
 
 
 
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